Um blog pra chamar de seu: a presença na web nossa de cada dia não é uma agonia

Sua presença na web pode ser uma ação simples, eficaz e até bem divertida e prazerosa; o melhor caminho para chegar nesse nirvana é publicar sem dor e sem perder a eficácia de ser encontrado nas ondas da internet. Existem zilhões de opções por aí; conheça a minha recomendação, o fantasminha Ghost.

Um blog pra chamar de seu: a presença na web nossa de cada dia não é uma agonia

Este Canal Parceria Imobiliária usa a plataforma Ghost e pode se adaptar para gerar presença na web de qualquer imobiliária que opte por se integrar ao projeto (leia sobre isso aqui no blog em CPi&Cia).

A outra possibilidade é criar um projeto específico, sob medida, o que certamente é bem interessante. Há vantagens e desvantagens entre uma opção e outra. É uma decisão estratégica e de negócio.

Para empresas de outros segmentos, criar e manter uma boa presença na web é praticamente uma imposição dos novos tempos; nesse caso, a solução que recomendo pode ser uma excelente opção.

Um blog pra chamar de seu

Você está lendo o post de um blog e o que temos aqui é a ponta de um grande iceberg: o que temos aqui é uma plataforma e uma visão estratégica fundamentada na comunicação e relevância na web.

Marketing não é vendas, mas pode ter a poderosa capacidade de organizar seus resultados e assegurar consistência de negócios ao longo do tempo.

Interessa? Este é meu WhatsApp: 11 96929-8888, mande um olá e vamos conversar.

Presença na web em 4 pilares

Minha recomendação para criar e manter presença na web é uma ação apoiada em 4 pilares.

  • O 1º pilar é ser um veículo de mídia, o que permite construir credibilidade e discurso; reforçar a ideia de comunidade; e ser uma central de comunicação da equipe de vendas com os clientes;
  • O 2º pilar é ser uma central de fomento ao cliente, via marketing de relacionamento; é uma forma de criar relacionamento sem atrito; permite ser uma central de informações para o cliente, reforçando sempre a sua marca;
  • O 3º pilar é congregar o mercado, firmando laços com quem atua no seu segmento; pode incluir, por exemplo, os canais de distribuição e produção, criando sinergias que irão beneficiar a todos;
  • O 4º pilar é criar relevância online, pela construção da presença e visibilidade na web—leia-se SEO e cozitas afins; na verdade, os 3 itens acima ajudam este quarto pilar e essa é a graça da coisa.

Alerta. Em tempos de inteligência artificial, é relevante pontuar: conduzir os 4 pilares é um trabalho que requer entendimento do negócio, criatividade editorial, posicionamento estratégico e capacitação interna para publicar com relevância. Acreditar que uma ferramenta de AI faz isso, hoje ou no futuro, é delegar sua vida empresarial ao além. Tenha cuidado e responsabilidade em atrelar sua marca a um aparato artificial. A vítima pode ser você ;)

Os pilares acima são especialmente adequados a operações empresariais que contemplem equipes de médio porte e atuação segmentada. A rigor, é a configuração de praticamente todos os empreendimentos no planeta. O resultado é como ir ao alfaiate, um atendimento criado e implementado sob medida.

A presença na web é uma imposição dos tempos e não pode ser relevada por qualquer empreendimento, pois afeta a capacidade de ser visto e encontrado na internet, via mecanismos de SEO (search engine optimization), mesmo quando a pesquisa é realizada por meio de uma inteligência artificial.

Relevante pontuar: uma implementação de presença na web nos moldes dos tópicos 1 a 4 acima, usando a plataforma Ghost ou não, tem uma amplitude gigante, a ser entendida no detalhe antes da decisão pela sua adoção plena.

Tráfego orgânico ou tráfego pago?

Presença na web independe do universo paralelo do tráfego pago. Mas o universo do tráfego pago é a máquina de multiplicar dinheiro que moveu o crescimento da web como uma plataforma aberta e mundial, desde sua invenção pelo genial Tim Berners-Lee, em 1989. E certamente é um investimento que poderá colocar sua presença na web em outro patamar, para o bem ou para o mal, a depender da qualidade pendurada no varal.

  • Presença na web é construir as bases de uma comunicação de qualidade, que reflita adequadamente seu negócio, sua empresa, valores, ou seja, o planejamento estratégico de marca, na prática. Como na cozinha, bases sólidas garantem os bons ingredientes que melhoram o resultado do prato final.
  • O que se conhece como tráfego orgânico é a habilidade de um cozinheiro, você ou sua equipe, de tirar bons resultados de um livro de receitas e confiar na divulgação natural do boca a boca para manter e atrair clientes interessados nos seus quitutes, pela qualidade do seu cardápio.
  • Tráfego pago é, além de tudo, investir um bom dinheiro adicional para anunciar seus pratos feitos de todos os jeitos cabíveis.

Por fim: presença na web é perene; tráfego pago é efêmero.

Na real, tráfego pago é uma estratégia que pode levar você a ser escravo das grandes plataformas, Meta, Google, Tiktok, Linded In, entre outras de menor alcance e impacto; um escravo cujo trabalho é a busca incessante de "criativos" com resultado, de modo a alimentar uma grande roda da fortuna. Às vezes, a fortuna até vem e tudo bem, a questão é estar alerta aos contextos desse jogo.

Do lado oposto, presença na web é a visão em que sua existência na rede internet é uma possibilidade amigável e cabível para todo o planeta, a tal www aberta que está na raiz da concepção original de Berners-Lee, a World Wide Web.

Meu livro e tese fundamentam a presença na web

Presença na web é um tema que segue as diretrizes detalhadas no meu livro Matriz de Marketing, Comunicação e Negócios—Como Propagar sua Presença na Internet com Alma. Editado em 2008 pelo modelo de autopublicação, o estudo guiou minha tese de mestrado na Universidade da Flórida, que trata de uma das várias lateralidades da questão.

O papo é longo :) Deixo abaixo as referências e atalhos para esses caminhos.

Livro
Polesi, C. (2008). Matriz de Marketing, Comunicação e Negócios. São Paulo/SP. Edição própria. Volumes 1, 2 e 3 disponíveis em https://bit.ly/livraria-matrizmarketing (abre na loja online do serviço Lulu.com).

Tese
2009~2011 — Mestrado em comunicação social, concentração em relações públicas, pós-graduação pela Universidade da Flórida, Gainesville, FL/USA, com a tese Gatekeeping Applied do Public Relations: How a Newsroom Behavior Improves Knowledge Management. Disponível em https://bit.ly/teseUFcp (abre na Digital Collections da biblioteca George A. Smathers/UF).


Meu lado b: criação, planejamento, gestão

Canal Parceria Imobiliária é um blog, ponta visível do meu trabalho de consultoria de marketing e gestão de vendas.

A parte invisível é o meu lado B e algumas ferramentas para gerir o dia a dia de negócios, com especial atenção ao relacionamento com os clientes.

Meu lado B vem com 4 faixas, ou eixos, que traduzem meu jeito de alinhar criação, planejamento e gestão—de equipes, atendimentos e processos:

  1. planejamento estratégico (ver post planejamento)
  2. gestão de vendas (ver posts: gestão e Basecamp/Shape Up). 
  3. marca, comunicação de marketing e discurso,
  4. presença na web (tema deste texto). 

Para contemplar as demandas acima, uso e recomendo as ferramentas e ideias a seguir, algumas fundamentais, outras, caso a caso.

  • A plataforma de publicação Ghost,
  • o ambiente de gerenciamento de projetos Basecamp,
  • o console de histórico com o cliente Highrise,
  • as propostas conceituais dos livros Shape Up e Getting Real e a minha tese e livro Matriz de Marketing, Comunicação e Negócios.

É o que trago no alforje, no momento.

Considere ganhar uma "degustação" dessas ferramentas, uma oferta para atender qualquer empresa, não apenas do segmento imobiliário (*). Leia a seguir!

A gente se vê em breve.
—Cassiano
Ps.: Sobre outros mercados, leia mais abaixo.

Cassiano Polesi

Canal Parceria Imobiliária
celular:
 +55 11 96929-8888
email: cpi@matrizmkt.com
web: canalpi.blog (este site)
insta: @canalpi.blog
—Siga canalpi.blog no Instagram para acompanhar o dia a dia e as novidades.

A gente se vê em breve!

(*) "Mas meu mercado é outro."

—Gostei da proposta, mas meu mercado é outro. Alguma ideia?

Presença na web é um dos 4 eixos que guiam este Canal Parceria Imobiliária. As ferramentas de gestão que uso podem ser úteis em empresas de qualquer porte ou segmento, desde que possamos fazer uma análise prévia de adequação.

Tudo é flexível por natureza, pois o ponto de partida é a realidade de cada negócio. Já as ferramentas de gestão tendem a contemplar com melhores resultados as situações que envolvem equipes de pequeno e médio porte, algo entre 5 a 50 pessoas, talvez um pouco mais.

Esse patamar já contempla grande parcela das empresas brasileiras; em empresas de grande porte, o trabalho é segmentado por equipes ou unidades de negócio. Menos é sempre mais.

Ficou interessado, mas seu negócio está fora do mercado imobiliário? Vamos conversar, fazer uma pré-avaliação da sua realidade e, havendo aderência, agendar um projeto piloto de até 4 semanas como uma "degustação" que serve também de laboratório de viabilidade.

Entre em contato pelo WhatsApp no 11 96929-8888.

—Cassiano Polesi