Parceria imobiliária em uma única imagem: a rede
A proposta de topologia das redes atribuída a Paul Baran explica o século 21 em uma única imagem e explica também a eficácia da parceria imobiliária
Dizem que uma imagem vale por mil palavras e tal. Paul Baran (1926-2011) certamente não contava com essa: sua proposta de topologia para redes formulada em meados da década de 1960 virou ao longo dos últimos 30 anos a imagem que explica tudo.
Paul Baran, considerado um dos atores principais da criação da Internet, teve a ideia, em 1964, de criar uma rede com a forma de uma grande teia. Baran percebeu que um sistema de rede centralizado era vulnerável porque a destruição do seu núcleo provocava a destruição de todas as ligações.
—fonte: Editora PUC RS
Aquela proposta serviu e se mantém ainda hoje como a base conceitual da rede internet. Na época, suas ideias e pesquisas apontavam um caminho também para uma demanda dos militares norte-americanos preocupados com o dilema da centralização de computadores. Uma simples bombinha atômica bem acertada poderia derrubar toda uma rede de proteção militar informatizada. Pois é...
Como sair dessa? Baran partiu da visão centralizada de estações de trabalho, avançou para uma alternativa um pouco melhor, a opção descentralizada. Mas o melhor mesmo é a rede distribuída, uma solução em que todas as informações estão em todos os lugares, praticamente ao mesmo tempo. Quase mágica.
Isso é a internet: a distribuição equalizada de informação. Hoje os ponteiros do relógio mundial do apocalipse estão ainda mais perto do juízo final, quando a visão de Baran poderia ser finalmente testada... Melhor, não :)
Parcerias: vendas em rede. A internet é a base da construção e desconstrução social e de negócios do século 21. E sua topologia resumida no desenho de Baran explica muita coisa boa e ruim neste século atual e intenso. A imagem explica também porque a melhor e talvez a única forma de ter real sucesso e resultados em venda imobiliária é por meio de uma rede de parcerias entre os atores que atuam nesse mercado.
A ideia é simples, basta ver o diagrama à direita, na imagem acima. Uma rede de parceiros consegue trocar informações com um grau de capilaridade impossível de se obter no formato centralizado ou mesmo distribuído.
A centralização da informação representada pelo diagrama à esquerda, acima, traduz o padrão ainda dominante no mercado imobiliário no Brasil: uma imobiliária tradicional busca centralizar na sua prateleira o máximo de imóveis possíveis, na esperança de ofertá-los a um possível interessado, o comprador. O foco no comprador ajuda a posicionar e reforça essa visão.
Já a visão da parceria imobiliária é a estratégia que caracteriza a rede de franquias REMAX, que comemorou 50 anos de existência em 2023. O enfoque da parceria nada tem de exclusivo e pode ser adotado por qualquer imobiliária que busque atender o cliente vendedor—enquanto o outro lado do mercado se foca no cliente comprador, o que é igualmente importante.
A parceria imobiliária é um formato de atendimento em que a imobiliária obtém do cliente vendedor o compromisso e a permissão—um pacto firmado em um contrato de gestão—de divulgar seu imóvel a uma ampla rede de profissionais e atores desse mercado. O contrato de gestão é a cola invisível que faz tudo funcionar, assim como a troca de pacotes de bits faz o mesmo, pela internet.
No mercado imobiliário, o resultado desse formato pode tranquilamente ser traduzido pela imagem da rede distribuída da imagem acima. Essa é a base do atendimento com foco em um dos lados da equação de venda e compra de imóveis, o lado do vendedor—tema para um próximo artigo! :)
Abraços distribuídos!
Cassiano Polesi, agora atendendo pela First Boutique Imobiliária.
Cassiano Polesi, gestão imobiliária
celular: +55 11 96929-8888
instagram: @canalpi.blog
email: cpi@matrizmkt.com
blog: canalpi.blog
---
Meu creci: 209.743-F
---