Planejamento estratégico: primeiro passo para por o pé na rua e trilhar a estrada

Posso conduzir um estudo de planejamento estratégico na sua empresa e em especial para imobiliárias de pequeno e médio porte, meu foco de atuação desde 2019. Considere fazer esse esforço de marketing e pé na estrada!

Planejamento estratégico: primeiro passo para por o pé na rua e trilhar a estrada
Um estudo de planejamento estratégico ajuda a clarear a incerteza

Toda empresa precisa de planejamento estratégico, não importa seu tamanho ou segmento. Até as pessoas precisam de um. E, sim, imobiliárias também precisam de planejamento e de estratégia—considerar esse mercado "resolvido" não resolve a questão; para essa operação de negócios ficar em pé, não basta ter o imóvel de um lado e o cliente comprador do outro. Um estudo de planejamento estratégico ajuda a mapear e clarear as incertezas que todo negócio tem. O que serve para imobiliárias serve para outras empresas.

Um plano de ação mínimo já é tudo de bom

O planejamento estratégico é um atendimento fundamental para empresas de qualquer porte ou setor.

Na modelagem que opero, é um estudo básico com o objetivo de gerar um plano de ação mínimo e consolidar uma visão de curto e médio prazo que atenda os anseios dos sócios e alinhe os demais envolvidos na empresa:

  • contempla ações de hoje até 2 anos e persegue uma visão de futuro de 5 anos;
  • é fundamental porque define prioridades imediatas sem perder a direção;
  • é revisto idealmente a cada semestre e atualizado a cada ano ou biênio.

COMO ACONTECE

Uso a metodologia Shape Up, portanto, essa é uma implementação que acontece em no máximo 6 semanas, ou seja, cerca de 45 dias ou 1 mês e meio.

O trabalho consiste em conhecer e entender os valores fundamentais dos sócios e, a partir disso, analisar o ambiente interno e externo—sim, para quem conhece, estamos falando de conduzir no meio do processo uma análise SWOT (na sigla em inglês) ou FOFA (em português): pontos internos fortes e fracos; pontos externos que representem ameaças e oportunidades. Essa é uma análise clássica e sempre útil, que gera resultados surpreendentes.

O trabalho se amplia por meio de entrevistas com pessoas relevantes que possam contribuir com ideias ou críticas e suas possíveis soluções. O resultado é um plano de ação de curto e médio prazos alinhado a uma visão de longo prazo. 

No mercado imobiliário, meu diferencial é a minha experiência desde 2019 no setor, à qual agrego o meu conhecimento e vivência em comunicação de marketing.

Meu atendimento em planejamento estratégico entrega no final um documento com missão, visão, valores e um plano de ações com uma direção clara a seguir ou perseguir, mesmo considerando que o plano em si é pensado para ser revisado em períodos de 6 meses e atualizado a cada ano ou biênio.

Não subestime o valor de um investimento para conhecer e mapear seu negócio!

O projeto planejamento estratégico abre diversas possibilidades que alto impacto na gestão de qualquer empresa. 

Vamos conversar e dar o primeiro passo.

Interessa? Este é meu WhatsApp: 11 96929-8888, mande um olá e vamos conversar.

Este atendimento é parte do que trago no alforje, no momento. Se chegou até aqui e quer mais informações, clique na linha Lado B no alto da página e acesse uma central com outros links pertinentes.

A gente se vê em breve!
—Cassiano
Ps.: Sobre outros mercados, leia mais abaixo.

Cassiano Polesi

Canal Parceria Imobiliária
celular:
 +55 11 96929-8888
email: cpi@matrizmkt.com
web: canalpi.blog (este site)
insta: @canalpi.blog
—Siga canalpi.blog no Instagram para acompanhar o dia a dia e as novidades.

(*) "Mas meu mercado é outro."

—Gostei da proposta, mas meu mercado é outro. Alguma ideia?

O planejamento estratégico que realizo e as ferramentas de gestão que recomendo podem ser úteis em empresas de qualquer porte ou segmento, desde que possamos fazer uma análise prévia de adequação, pois o foco do meu atendimento são as pequenas e médias operações.

O plano de ação é flexível por natureza porque o ponto de partida é a realidade de cada negócio. Já as ferramentas de gestão tendem a contemplar com melhores resultados as situações que envolvem equipes de pequeno e médio porte, algo entre 5 a 50 pessoas, talvez um pouco mais.

Esse patamar já contempla grande parcela das empresas brasileiras; em empresas de grande porte, o trabalho é segmentado por equipes ou unidades de negócio. Menos é sempre mais.

Ficou interessado, mas seu negócio está fora do mercado imobiliário? Vamos conversar, fazer uma pré-avaliação da sua realidade e, havendo aderência, agendar um projeto piloto de até 4 semanas como uma "degustação" que serve também de laboratório de viabilidade.

Entre em contato pelo WhatsApp no 11 96929-8888.

-Cassiano