Folhinha quadrissemanal 2025 para você imprimir; cadastre-se e copie. É o planner do Canal Pi!

Conheça a folhinha quadrissemanal—um brinde do Canal Parceria Imobiliária, o CanalPi.blog. Cadastre-se e copie a sua!

Folhinha quadrissemanal 2025 para você imprimir; cadastre-se e copie. É o planner do Canal Pi!
Folhinhas, folhinhas... folhinhas ao tempo: viva 2025! Planeje seus dias com o planner quadrissemanal, brinde do Canal Parceria Imobiliária | Foto: Dmytro Tolokonov, via Unsplash

Esta é a cara da folhinha quadrissemanal:

Este é o recorte do primeiro trimestre quadrissemanal da folhinha 2025; é um PDF, basta copiar e imprimir. São cinco páginas A3, com cinco trimestres quadrissemanais, até 1o. de março de 2026. ENTRE NO BLOG PARA FAZER SEU CADASTRO E COPIE A SUA FOLHINHA. Se já se cadastrou e estiver logado no blog, clique aqui para voltar à área de cópia; se não estiver logado, use o botão "Entre no blog" e solicite novo acesso pelo email cadastrado.

O planner—ou folhinha—quadrissemanal

O planner quadrissemanal é o nome chique para um calendário de planejamento diferente porque organiza o ano em blocos de quatro semanas. Criei essa folhinha para uso próprio no longínquo 1998 e republico sempre que possível—a versão aqui é um brinde pessoal, transferível e totalmente imitável :)

Esta edição 2025 inclui as fases da Lua, as estações do ano e vai até 1 de março de 2026. É um brinde deste blog, o Canal Parceria Imobiliária—adicionalmente, a edição celebra meu novo atendimento de marketing e vendas de imóveis, agora pela First Boutique Imobiliária, integrante da rede Pilar.

Para copiar seu brinde, basta se cadastrar no blog:

Para se cadastrar, tanto faz usar no alto da página o botão "Subscribe" (ainda em Inglês...) ou no pé da página o botão "Entre no blog", o resultado é o mesmo. Não requer senha, apenas confirmação do seu endereço de email. É simples e eficaz! Ao validar seu email e clicar para voltar ao blog, você aterriza na área de boas-vindas; aí basta seguir o link para acessar e copiar sua folhinha de brinde.

como funciona?

planner, calendário ou folhinha, é um simples PDF. Copie e imprima o arquivo na gráfica rápida da esquina, de preferência em papel de boa gramatura (170gr ou mais), em tamanho A3, e pronto!

A edição desta vez é superneutra, sem logotipos ou marcas evidentes, assim, a folhinha é só sua. Pendure na parede, na porta da geladeira ou deixe no tampo da sua mesa de trabalho. Risque e rabisque seus planos, seus poucos enganos e os muitos bons acertos que sempre virão!

Esta folhinha é quadrissemanal porque divide os dias em blocos de quatro semanas, por sua vez aplicados sobre o calendário ocidental mensal. Durante o ano, há um descompasso frente aos meses, criando um décimo terceiro mês—aha, de quebra, você finalmente vai descobrir porque existe 13o. salário e onde se escondem esses dias a mais ao longo do ano :)

Modelagem Shape Up. Essa simples reorganização quadrissemanal ajuda a pensar nosso tempo de um jeito mais natural. Agimos no prazo curto de semanas ou dias; não em meses. A folhinha se alinha com o modelo proposto e adotado pelo pessoal da 37signals (crtl+clique para abrir), que responde por coisas como o Basecamp, Hey e Once. No caso, no brilhante livro Shape Up, de Ryan Singer, publicado em 1999, eles defendem ciclos de 6 semanas para cada projeto que decidem abraçar. A ideia é interessantíssima, vale a pena ler e adotar o conceito, que pode se adaptar para 2 a 6 semanas, não mais do que isso.

Lua, lua, lua. Por algum motivo, essa 37signals costuma olhar os céus e eu também. Incluir o calendário lunar pode ser relevante: vale não brigar, então comece seus projetos fora das semanas de minguante, né? O ideal é adotar esse período entre minguante e lua nova para avaliar os resultados anteriores e reajustar os próximos passos. Nem sempre é viável, claro.

calendário quadrissemanal? O que é isso??

O planner quadrissemanal inspira-se em uma das várias tentativas de organizar o ano—afinal, por que um dia é domingo, mesmo? Uma dessas ideias propôs dividir os meses em quatro semanas, o que resulta em um ano de 13 meses. A proposta é perfeita. Exceto por um problema: ficou faltando um dia! Leia abaixo um resumo do assunto, a partir de reportagem de 1998, de Ulisses Capozzoli.

A minha versão de planner quadrissemanal adapta a ideia de dividir nosso planejamento em blocos de quatro semanas e a aplica sobre o calendário tradicional ocidental. O resultado é um PDF para você imprimir e organizar seu tempo em blocos de quatro semanas.

Tempo, tempo, tempo, enfim...: como diziam aqueles senhores da guerra, planos não são nada, planejamento é tudo. No mais, bom 2025 e adiante, pois o tempo não para, não para, não para—até porque ele nem existe, não é mesmo?

— Cassiano Polesi, marketing e consultoria de imóveis... e de tempos

Se precisar de ajuda ou esclarecimento, entre em contato pelo 11 96929-8888 ou me chame no WhatsApp.

Cassiano Polesi | Canal Parceria Imobiliária
celular:
 +55 11 96929-8888
email:
 cpi@matrizmkt.com
web (este blog): canalpi.blog
intagram: @canalpi.blog
meu Creci: 209.743-F


Calendários e suas histórias

A ideia de dividir o ano em quadrissemanas vem de um artigo perdido no tempo, publicado no jornal “O Estado de São Paulo” em 2 de janeiro de 1998, por Ulisses Capozzoli, sobre propostas de mudanças no calendário gregoriano, o mais adotado no mundo, usado a partir de 1582. Esse calendário foi criado por ordem do Papa Gregório XIII e não por uma sociedade científica como seria indicado nos dias atuais, informava Ulisses no seu artigo.

Tempo, tempo, tempo... templo

ideias de calendário

Existem propostas de mudança de calendário desde o início do século 19. Uma delas, por exemplo, baseia-se na sugestão do positivista Auguste Comte, de 1849: o ano seria dividido em 13 meses de 28 dias, exceto dezembro, que teria 29 dias. Existiu também a ideia de “sumir” com este último dia, transformando-o em um momento de congregação universal pela Paz—certamente seria um dia em que ninguém poderia nascer...

Outra proposta divide o ano em quatro trimestres iniciados por um mês de 31 dias e dois de 30 dias. Nos dois casos, os dias da semana não se desencontrariam dos meses ao longo do ano, como ocorre atualmente. E, claro, a semana continuaria com sete dias. O ajuste de anos bissextos estaria contemplado de alguma forma, mas isso não ficou muito claro no texto.

Nenhuma das sugestões emplacaram e prevaleceu o calendário gregoriano que rege o dito lado ocidental do planeta e convive com algumas alternativas bem minoritárias de calendários, adotados por algumas populações orientais. Nada nos impede, portanto, de adotar particularmente outras visões e divisões de tempo.

ano de 13 meses

O calendário de planejamento apresentado aqui parte da proposta de 13 meses sugerida por Comte porque forma "meses" de quatro semanas. Por estar adaptado ao atual modelo, e por ser um modelo focado no planejamento profissional e de projetos, o primeiro trimestre dessa visão de tempo começa na primeira semana realmente útil do ano, após o marasmo do ano novo.

Ao final do último trimestre do ano, os dias restantes formam o 13º “mês”, ou quadrissemana, que inclui o novo marasmo de final de ano, quando a produtividade entra em declínio—com as exceções sempre existentes.

ferramenta de gestão

Esse planejamento foi criado como ferramenta de gestão para equipes operacionais, de supervisão e direção. Como todo calendário, a base quadrissemanal pode ser usada para planejar qualquer coisa. Não apenas equipes e empresas, mas também a vida pessoal. Divirta-se!

Bons planos e planejamentos!

Se precisar de ajuda ou esclarecimento, entre em contato pelo 11 96929-8888 ou me chame no WhatsApp.

Cassiano Polesi

First Boutique Imobiliária | rede Pilar

celular: +55 11 96929-8888
email: cpolesi@firstboutique.com.br
web: firstboutique.com.br
insta: firstimobiliaria

Conheça a Pilar na web e no Instagram
r. Dr. Fernandes Coelho, 85 - 9º andar - Pinheiros
05423-040 - São Paulo/SP

QUEM SOMOS - Conheça a First, entre por aqui: https://firstboutique.com.br/quem-somos

Infos deste blog

CANALPI - Este é meu blog Canal Parceria Imobiliária; clique aqui para saber mais.